Currículo Artístico

RELEASE:
Chrystine Silva tem formação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em ballet clássico. Atuou como bailarina e bolsista em grupos de extensão em Dança, nos quais aprofundou suas investigações sobre a aplicabilidade dos processos criativos em teatro para a dança. Em 2008 iniciou seus estudos sobre Arte da Performance tendo fundado o grupo Projeto Disfunctorium de Intervenções Artísticas, paralelamente desenvolveu uma pesquisa sobre pedagogias da performance junto à projetos de pesquisa e extensão. Atualmente , enquanto integrante do Coletivo ES3, desenvolve pesquisas sobre os limiares entre dança e performance, contestando o conceito de “dança contemporânea” e se dedicando a processos de criação solo.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:
2001
DANÇA
A Bela e a Fera e Divertssiment: Espetáculo de ballet clássico promovido pela /escola de Dança e Bailado Claudia’s Ballet, do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Teatro Nossa Senhora Menina – Moóca/ SP.

2002
DANÇA
Pisar, sentir, dançar...: Espetáculo de ballet clássico promovido pela /escola de Dança e Bailado Claudia’s Ballet, do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Saguão dos Bancos – Diadema/SP.

I Mostra de Dança: Espetáculo de dança promovido pela /escola de Dança e Bailado Claudia’s Ballet, do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Teatro Nossa Senhora Menina – Moóca/SP.

O Mágico e Oz e Diverssiment: Espetáculo de ballet clássico promovido pela /escola de Dança e Bailado Claudia’s Ballet, do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Nossa Senhora Menina – Moóca/SP.

Jazz 2002: Espetáculo de jazz promovido pela /escola de Dança e Bailado Claudia’s Ballet, do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Teatro Nossa Senhora Menina – Moóca/SP.

X Encontro de Dança de Ribeirão Pires: Mostra de Dança do qual participei como bailarina que aconteceu em Ribeirão Pires – SP.

2006
DANÇA
O Mundo Encantado da Natureza: Espetáculo de ballet clássico do qual participei como bailarina convidada. O espetáculo aconteceu no Auditório do SESC – Natal/RN.

O Corsário: Espetáculo de ballet clássico promovido pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão do qual participei como bailarina. O espetáculo aconteceu no Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN.
2007
DANÇA
Mostra de Dança da UFRN: Mostra de dança promovida pela UFRN do qual participei como bailarina do Grupo de Dança da UFRN. O espetáculo aconteceu no Auditório da Escola de Música /UFRN.

Um Beijo Pela Vida Natal – Combate ao Câncer de Mama: Evento promovido pela Avon Cosméticos Ltda. Do qual participei com uma apresentação artística temática. A apresentação aconteceu no Parque das Dunas– Natal/RN.

TEATRO
Noite Bilaqueana: Evento promovido pela 24ª Circunscrição de Serviço Militar – Natal/RN no qual participei enquanto atriz e diretora junto a duas outras atrizes com uma apresentação teatral baseada nas obras de Olavo Bilac.

Yerma: Peça adaptada e dirigida por Isa Cortês, da qual participei como atriz. A apresentação aconteceu no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo /UFRN.

2008
DANÇA
Devorando Fausto: Filmagem de evento cênico dirigida por Marcos Bulhões, do qual participei como bailarina junto à Companhia Gaya Dança Contemporânea. O evento aconteceu no Fortaleza dos Reis – Natal/RN.

Encontro de Dança Contemporânea do RN: Encontro de Dança do qual participei como bailarina junto à Companhia Gaya Dança Contemporânea. O encontro aconteceu no Teatro Alberto Maranhão– Natal/RN.

TEATRO
Clipe “Entrada” – Banda AK-47: Clipe dirigido por Juao NIN do qual participei como atriz. As filmagens aconteceram no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo/UFRN. (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MfBda293nVc&feature=related>)

Depoimentos da Lama: Evento de encerramento da disciplina Atuação II do qual participei como atriz com uma monólogo intitulado “Enquanto as Crianças Dormem”. O evento aconteceu no Nalva Mello Café Salão – Natal/RN.

Auto do Natal 2008 - A Face Feminina de Deus: Auto que acontece anualmente na cidade do Natal, do qual participei como atriz. A apresentação aconteceu no Estádio Machadão– Natal/RN.

PERFORMANCE:
II Semana de Licenciatura em Teatro e I Semana de Pós-Graduação em Artes Cênicas : Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium do qual participei como performer com a performance “Verme”. O evento, promovido pela coordenação dos cursos de graduação em Teatro e Pós-Graduação em Artes Cênicas, aconteceu no Departamento de Artes/UFRN.

Evento MIRP: Evento do qual participei como perfomer com a performance “Verme” junto ao Projeto Disfunctorium. O evento aconteceu na Estação Ribeira – Natal/RN.

Evento MADA: Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com as performances coletivas Circuito e Clownesco, que integravam o Projeto Élan. O evento aconteceu na Arena do Imirá– Natal/RN:

Seletiva do MADA - Radar Indie: Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com performances coletiva que integravam o Projeto Élan. O evento aconteceu no Armazém Hall– Natal/RN.

I Encontro de Arte Contemporânea do CEFET-RN: Evento do qual participei com a performance “Estudo Sobre Natureza Morta”. O evento aconteceu no CEFET/RN.

ABRACE: Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “Estudo Sobre Natureza Morta” e a performance coletiva “Pulsão” que integravam o Projeto Medusa. O evento aconteceu na Escola de Belas Artes da UFMG.

Evento Multicultural Charivari: Evento promovido pelo grupo de teatro Brincarte do qual participei junto à performer Melina Duarte com a performance “Corpo”. O evento aconteceu no Espaço Cultural Brincarte – Natal/.

Mostra de Encenações 2008: Noite da Performance: Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “Gula”. O evento aconteceu no Departamento de Artes – UFRN.
2009
PERFORMANCE:
Projeto Ludovico: Evento que produzi e do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “Gula”. O evento aconteceu no Do Sol Rock Bar– Natal/RN.

1ª Mostra Poética Hospitalar: Evento que produzi e do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “Vontade”. O evento aconteceu no  Espaço Frutos– Natal/RN.

Projeto Ludovico Serial Killers: Evento que produzi e do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance coletiva “Serial Killers”. O evento aconteceu no Espaço Frutos – Natal/RN.

I Mostra de Pesquisa Projeto Disfunctorium: Evento que produzi e do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “O Que Egon Schiele Estaria Dizendo”. O evento aconteceu no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo do DEART/UFRN.

I Festa Marimbondo Cabôco: Evento do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance  “Marionetes e Ventrículos”, idealizada e realizada em parceria com o performer André Bezerra. O evento aconteceu no Circo Tropa Trupe/UFRN:

XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Arte: Encontro anual no qual inscrevi dois trabalhos que foram selecionados para apresentação artística. A performance apresentada foi “Marionetes e Ventrículos” idealizada e realizada em parceria com o performer André Bezerra. O evento aconteceu na UFBA.

XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Arte: Encontro anual no qual inscrevi dois trabalhos que foram selecionados para apresentação artística. A performance apresentada foi “O Que Egon Schiele Estaria Dizendo” . O evento aconteceu na UFBA.

Fórum Potiguar de Performance: Evento do qual participei enquanto membro do fórum e com a apresentação da performance “O que Egon Schiele Estaria Dizendo”. O evento aconteceu no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo DEART/UFRN.

Evento Multicultural Charivari: Evento promovido pelo grupo de teatro Brincarte do qual participei junto ao performer André Bezerra com a performance “Próteses e Ampliações”. O evento aconteceu no Museu Câmara Cascudo – NATAL/RN.

O Sangue que Usamos tem Pouca Tinta: Apresentação teatral dirigida por Telma Rodrigues da qual fui convidada a participar com a performance “A-manga-o”. A apresentação aconteceu no Morro do Turrião – João Câmara/RN.

Stand EMA – Emergências Artísticas na CIENTEC – UFRN/2009: Evento do qual participei com a instalação “Padrões”, criada e realizada junto ao performer “André Bezerra”. O evento aconteceu na UFRN.

Matadouros: Os Sem Carne e Os Sem Terra: Apresentação teatral resultante de dois meses de oficinas ministradas por André Bezerra no assentamento São Sebastião III, da qual participei enquanto produtora, diretora e performer. A apresentação aconteceu no Encontro Nacional dos Sem-Terra no Centro de Formação Agrícola Patativa do Assaré.

Fando e Lis: Evento cênico dirigido por Felipe Fagundes do qual participei enquanto atriz/performer. O evento aconteceu no Departamento de Artes da UFRN.

Somos Imbatíveis, Estamos no Chico Vila ou Jovens do Bairro ou Tô Escolhendo, Calma! Ou Nossos Sentimentos ou Não Acredito que Conseguimos: Apresentação de performance resultante de cinco meses de oficina que ministrei na comunidade de Mãe Luiza (Natal/RN) da qual participei enquanto coordenadora de processo criativo. A apresentação aconteceu no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo DEART/UFRN.
2010

Defina aqui: TEATRO (  )  DANÇA (  )   PERFORMANCE (  )
1o Bodeart: Evento promovido pelo Grupo de Teatro Faceta, Mutretas e outras Histórias do qual participei junto ao Projeto Disfunctorium com a performance individual “Gula” e a performance coletiva “Futurismo”. O evento aconteceu no  TCESol – Natal/RN.

Semana de Integração do Curso de Teatro: Evento do qual participei com a performance “O que Egon Schiele Estaria Dizendo”. O evento aconteceu no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo DEART/UFRN.

ES3: Trabalho de corpo instalado apresentado no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo DEART/UFRN, coordenado por André Bezerra do qual participei como atriz/performer.

62ª Reunião Anual da SBPC: Evento do qual participei enquanto atriz/performer junto ao evento cênico “Fando e Lis” dirigido por Felipe Fagundes. A apresentação aconteceu no Departamento de Artes da UFRN.

Circuito Baixo de Natal: Participação com o evento cênico “Cleansed” coordenado por André Bezerra do qual participei como atriz/performer. O evento aconteceu no Departamento de Artes da UFRN.
2011

Defina aqui: TEATRO( )  DANÇA (  )   PERFORMANCE (  )

Semana de Integração do Curso de Teatro: Evento do qual participei como atriz/performer com a performance/ instalação sonora Geräuschkulisse coordenado por André Bezerra. O evento aconteceu no Departamento de Artes da UFRN.

#QueDjaboÉIsso: evento do qual participei com o experimento cênico 1º Manifesto dirigido por mim e om assistência de direção de André Bezerra.


Lançamento do Circuito BodeArte: Evento do qual participei com a Exposição de foto-performance "Movimento-Momento - Fragmentos no Tempo" idealizada e realizada em parceria com o performer André Bezerra.

Outro Manifesto: Experimento cênico 1º Manifesto dirigido por mim e om assistência de direção de André Bezerra. Apresentado na programação do Circuito Regional de Performance BodeArte.

Movimento-Momento - Fragmentos no Tempo: Exposição de foto-performance Apresentado na programação do Circuito Regional de Performance BodeArte em parceria com o performer André Bezerra.

Circuito Regional de Performance BodeArte: Evento produzido por mim junto ao Coletivo ES3 e ao Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias.

Oficina Corpos Manifestos: oficina ministrada na programação do XV ENEART que aconteceu em Natal - RN.

Palestra Mapeamento de Corpos em Performance no Nordeste: apresentada na Semana Preparatória do Tubos de Ensaio em Brasília. Perfalada por mim e por André Bezerra.

Virada Multicultural de Recife: Primeira apresentação da performance Corpo Manifesta, como parte independente do experimento cênico Outro Manifesto.

Palestra Mapeamento de Corpos em Performance no Nordeste: Palestra aprovada no edital de ocupação local Cena Aberta - Entre Sem Bater. Perfalada por todos os membros do Coletivo ES3.

ArtePraia - Nem Verdadeiro nem Falso: Aprovação de intervenção urbana em edital local. A performance levada para o espaço da praia chama-se "Compre seu Espaço na Praia por Apenas R$0,50"

DANÇA:

8º Encontro de Dança da Companhia do Movimento: Encontro do qual participei enquanto bailarina com a coreografia “Canção de Tela” e que aconteceu no Teatro Alberto Maranhão.

2012

Defina aqui: TEATRO( )  DANÇA (  )   PERFORMANCE (  )

Outro Manifesto - Um Artista da Fome: Trabalho aprovado no edital local de ocupação Cena Aberta - Entre sem bater. Versão revisitada da encenação 1o Manifesto.

Performance ES3: Trabalho aprovado no edital de ocupação local Cena Aberta - Entre Sem Bater. Retomada de um dos primeiros trabalhos do Coletivo ES3 que gerou o respectivo nome.

II Circuito Regional de Performance BodeArte: Evento produzido por mim junto ao Coletivo ES3 que aconteceu no IFRN - Cidade Alta.

Não Conheço Nenhuma Razão para Amar Senão Amar: Performance convidada para a abertura da apresentação da Cia Suspensa (MG) na Casa da Ribeira.

Plataforma Descontrole Remoto: Aprovado pela Rede Nacional de Artes Visuais 2012, o projeto propõe a criação de uma rede de interação entre Natal e Curitiba, da qual participei junto ao Coletivo ES3. Veja mais aqui.

El Caminero de Pasaje: Material em vídeo e fotografia de registro de ações realizadas nas Dunas de Genipabu junto aos performers André Bezerra e Angelo Luz.

Corpo Manifesta: performance apresentada no evento p.Arte em Curitiba - PR dividindo a noite com a Holandesa Ieke Trinks.

Corpo Manifesta: performance apresentada no evento IV Semana de Artes Visuais da UFRN.

Marinetes e Ventrículos: performance realizada junto ao performer André Bezerra por ocasião da aprovação no edital do Circuito Cultural Ribeira.


2013

Defina aqui: TEATRO( )  DANÇA (  )   PERFORMANCE (  )


Não Conheço Nenhuma Razão para Amar Senão Amar: performance realizada junto ao performer André Bezerra por ocasião da aprovação no Edital Cena Aberta no evento #CenaPerformance.


O Que Egon Schiele Estaria dizendo: dança-performance apresentada no espaço Gira Dança por ocasião da aprovação no edital de ocupação do Circuito Cultural Ribeira.


Landscape com Círculos Móveis: vídeo registro de performance aprovado para a mostra de vídeos do evento Ruídogesto promovido pela Universidade Federal do Rio Grande.

Um Artista da Fome: vídeo registro aprovado para a mostra de vídeos da Galeria Cañizares.

FOMEnto ao artista: performance apresentada na programação do evento Performance Corpo Política promovido pelo Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos em Brasília/DF.