1 de maio de 2011

PREPARAÇÃO


A organização do espaço cênico e os preparativos que antecedem a apresentação sempre foram minha parte preferida de qualquer encenação. No caso do experimento cênico 1o Manifesto, além da compra dos materiais, a feitura das silhuetas foi um dos momentos que mais me tocou. O trabalho com silhuetas, baseado na vasta obra da performer cubana Ana Mendieta (http://www.youtube.com/watch?v=VgaLCZvLI_w) começou para mim no ano de 2008 com os participantes do Projeto Chico Vila e aprimorado em muitas outras oficinas como possibilidade de criação de performances e de partituras corporais, porém penas tive a oportunidade de experienciá-lo em meu corpo neste ano, no decorrer do processo em questão.


Para mim este procedimento se baseia numa afirmativa de Christine Greiner sobre a idéia de fronteira como o espaço em que algo começa a se fazer presente. Na apresentação em questão, as silhuetas são a primeira imagem de mim que os espectadores têm, nesse sentido eu me apresento no decorrer da encenação em diferentes imagens de mim mesma, representada por partes de bonecas, meus pés ou mãos. A grande questão da realização deste procedimento para mim é a dificuldade de reconhecer seu próprio corpo desenhado com giz ou qualquer outro tipo de material, a experiência foi de extrema importância no sentido de construção de vários duplos em diversas posições.




Um comentário:

  1. Antes mesmo de ler fixei meu olhar nas silhuetas, lindas imagens! Parabéns!

    ResponderExcluir